quinta-feira, 9 de abril de 2015

UEG realiza Projeto PIBID em Ação: Uma Culminância na Geografia








______________________________________________________


Durante o mês de maio de 2014, a UEG Campus Quirinópolis executou o Projeto PIBID em Ação: Uma Culminância na Geografia, no Colégio Estadual Lauro Jacinto da Silva. As apresentações ocorreram no dia 28 de maio às 8:30h, no pátio interno do Colégio, com apresentação dos alunos do 7º, 8º e  9º anos, sob a coordenação regional do Profº Ms. Roberto Barcelos de Souza, coordenação de área da Profª Drª Fátima Sueli Marcon dos Santos e supervisão da Profª Esp. Jovanyr Ribeiro da Silva. Os bolsistas do PIBID Brenner Martins Alves, Géssica Santos Ferreira, Hudson Alves Pereira da Silva, Kamylla Rodrigues de Jesus, Marcelo de Paula Santos e Simone Silva Nascimento organizaram o evento.

Segundo os coordenadores, o objetivo do projeto é estimular a aprendizagem dos alunos da escola parceira, ou seja, motivar estudantes do ensino fundamental para o ensino de Geografia, transformando a sala de aula num ambiente atrativo, com conteúdos apresentados de forma interativa, com uso de tecnologias que facilitam a exposição feita pelos alunos e a assimilação por parte de todos os demais estudantes como público alvo.

Como estratégia de trabalho, os conteúdos foram selecionados, distribuídos e apresentados por série, com apresentação e discussão em todas as salas de aulas, como preparativo para a exposição ou culminância. Os conteúdos foram selecionados seguindo ordem cronológica e com referência no livro didático, enriquecidos por pesquisas via internet e em outros livros. Para a apresentação, os conteúdos foram distribuídos por salas e apresentado por grupos de alunos. Para o desenvolvimento do projeto alguns materiais e atividades foram feitas, como Data shows, Maquetes, danças e marionetes. Os conteúdos contemplaram o Continente Americano; a América do Norte, a América Central, a América do Sul e a Ásia. O Brasil: os aspectos culturais, sociais, econômicos e a culinária; a Localização e os aspectos físicos, a Geologia, o Clima, o Relevo, a Vegetação e a Hidrografia.

De acordo com a equipe, os resultados foram positivos e contribuíram para novas experiências dos acadêmicos bolsistas, na organização, seleção de conteúdos e de técnicas, na exposição e no domínio de conteúdos fundamentais na formação docente.



















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário