sábado, 11 de abril de 2015

Projeto Água









COLÉGIO ESTADUAL LAURO JACINTHO DA SILVA
Disciplina: Geografia
Profª Jovanyr Ribeiro da Silva
Séries: 6º,7º, 8º, 9º
Turno: Matutino e Vespertino




P R O J E T O  ÁGUA

                                                                                             



Executores do Projeto

P I B I D/Geografia/UEG/Quirinópolis
Orientadora de Área: Profª Dr Fátima Sueli Marcon dos Santos
Supervisora: Profª especialista Jovanyr Ribeiro da Silva

Bolsistas:

Brenner Martins Alves
Kamylla  de Jesus
Géssica Santos Ferreira
Hudson Alves Pereira da Silva
Marcelo de Paula Santos
Simone Silva Nascimento





Quirinópolis
13 de março de 2015


_______________________________________________________



APRESENTAÇÃO

        “ Tudo que te vier a   mão  faze  o  conforme as  tuas  forças  Pv                                                                                                                                                                        

            Atualmente, muito se vem discutindo sobre  a importância da preservação da água  e como  as várias reflexões  e estudo tem levado  as várias oportunidades de conscientização da humanidade e todo o seu contexto , sendo os estudantes os primeiros a questionarem e pesquisarem as  diferentes concepções de aprimoramento  e defesa do meio ambiente no que tange  a preservarem e reutilizarem a água .
          Ao desenvolver esse projeto   será iniciada uma nova concepção  na história de cada participante  com estudos , diálogos , documentários , depoimentos , entrosamentos coletivos  com um olhar diagnóstico presente em cada decisão, sempre ressaltando a dinâmica de repensar a dicotomia da diversidade e suas consequências
         A importância    da pesquisa e do  agrupamento    visa a interpelação e a procura de veicular todo o acesso mais econômico e restrito de como proceder na utilização  e reutilização da água .”


_________________________________________________________________





JUSTIFICATIVA
                                      
    “No princípio   ...   O espírito do senhor pairava sobre as águas ... Gn 1:1
                                                                                                                                                                                                           

       Há uma necessidade primordial de  definir com todos os componentes desse projeto com clareza e com  simplicidade   desenvolver e tendo  a execução,  como forma de atenuar e reparar erros e dinâmicas equivocadas durante algum tempo , distorcendo assim as verdadeiras causas  pertinentes a busca de soluções não só imediatas mas também  a longo prazo.
       Acredita - se, que mesmo com um pouco de estímulo, terá justificada toda as atitudes corretas que poderão surgir diante dos questionamentos e as  prévias respostas  compartilhadas e assimiladas como um engodo que processará em uma grande difusão de idéias  brilhantes   .
       Vale a pena ressaltar que o envolvimento dos alunos em um projeto de estudo é algo essencial. Eles precisam atribuir algum sentido a esse projeto, identificar sua relevância intelectual ou mesmo social. Um problema que os desafie a buscar informações trocar ideias, discutir e tomar decisões é uma forma interessante de iniciar um projeto. Determinar com os alunos as etapas que serão percorridas para que esse problema seja solucionado , definir prazos e tarefas  combinar a função de cada aluno ou grupo de alunos  como aspectos a serem considerados.



_____________________________________________________________




OBJETIVOS 
                                                                                   “ Os planos do diligente tende á abundância ... “ Pv 21.5


§   Indicar   os aspectos  necessários  para  os questionamentos  e pautas de pesquisas para cada grupo constituído .
§      Identificar   todos os possíveis problemas   relacionados à água.
§     Apontar algumas possíveis soluções da reutilização da água
§     Reconhecer o efeito do desperdício   devido o alto consumismo .
§     Indicar argumentos necessários para uma apresentação de conteúdos precisos de           combinação lógico matemáticos para minimizar o gasto através de resoluções de cálculos dos m³ que contribuam com a redução da  utilização da água
§   Visitar o órgão competente de tratamento de Água e esgoto (SANEAGO)
§   Apresentar trabalhos  e questionamentos específicos às habilidades  e competências de cada grupo / sala de aula  conforme forem organizados.




__________________________________________________________________






 DESENVOLVIMENTO


§  Todos   os   alunos serão agrupados em suas respectivas salas.
§   Utilizar as questões formuladas  pelos alunos como base para a busca de novas informações
§   Propor conversas para diagnosticar os conhecimentos que eles têm a respeito do assunto.
§  Problematizar questões relacionadas ao tema.
§   Atividades de pesquisa e elaborações de : poemas, textos . desenhos, jograis , cartazes , para divulgações e comemorações do Dia Internacional da Água.
§   Organizar palestra , enquetes ,filmes sobre a conscientização da falta de água.
§   Visitar à  SANEAGO  para estudos e pesquisas sobre o tratamento da água e do esgoto
§   Confeccionar panfletos ,cartazes, slogans ,frases  elaboradas pelos alunos .
§   Apresentar   teatro ,poemas , danças ,musicais.
§   Depoimentos orais e escritos da participação dos alunos no projeto ,
§   Apresentação das fotos  em  mural para toda escola
§   Criar um jornal mural
§   Fazer a divulgação do projeto na mídia .

      Todos os bolsistas do PIBID estarão integrados   em  todas as atividades pertinentes  ao projeto 


__________________________________________________________________


                                         

                   Avaliação                                                                                  
                                                                                      
                                                                                               “ Dá instrução ao sábio e ele se fará mais sábio ainda ...” Pv 9:.9

              A avaliação  será  de forma contínua e sistemática  de acordo com a função dos objetivos de aprendizagem definidos  pelo  projeto . Os alunos serão solicitados  a comunicar o que aprenderam ao final de cada etapa do projeto , esse registro se dará nas habilidades desenvolvidas em cada oficina apresentada.
             É importante que os alunos participem com consciência das situações de avaliação aprendendo a refletir sobre o quanto ampliaram ou não  seus conhecimentos. Duas questões básicas podem ser  feitas constantemente:
·         O que você  sabe agora e não sabia antes do estudo ?
·         O que você não sabe e as  outras pessoas parece saber ? Por que ?



___________________________________________________________


  
CRONOGRAMA



Atividades
Mês
Ínício do Projeto
22 de março de 2015
Execução das etapas e apresentações diversas
Março, abril,  maio e junho
Conclusão
Junho
















Nenhum comentário:

Postar um comentário