PIBID: relatos de experiências
Coordenadores: Prof.
Dr. Daniel Precioso (UEG-Quirinópolis); Prof.ª Ms.ª Flávia
Rosa de Moraes Silva (UEG-Quirinópolis)
Resumo: Este ST tem
por objetivo promover um espaço de discussão das experiências
dos acadêmicos (bolsistas CAPES) do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID). Serão bem-vindas propostas de
comunicações que tratem de
aspectos relativos às atividades desenvolvidas nas
escolas-sedes, tais como: a relação
entre teoria e prática, os aparatos metodológicos, as
práticas de ensino, os recursos
didáticos, as relações de ensino-aprendizagem e etc. Por meio do ST, procurar-se-á
ofertar à comunidade acadêmica um
panorama das atividades desenvolvidas junto aos
subprojetos do PIBID nas IES goianas.
Palavras-chave:
PIBID; relato de experiências
PIBID, OPORTUNIDADE ÚNICA
VOLTADA À DOCÊNCIA
Ana Carolina Dias De Melo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Fillipe Mendes de Araújo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Karine Aparecida de Araujo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)
RESUMO
O projeto PIBID promove a inserção de estudantes de
licenciaturas nas escolas públicas ocasionando estímulos desde o início da sua
formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didáticas e metodológica
sob orientação de um docente da licenciatura como coordenador de área e de um
professor supervisor da escola parceira. Desse modo adquirimos conhecimentos ao
longo de todo período de nossa participação, buscando conhecer melhorar as
diversidades metodológicas de ensino e incentivar os alunos a buscarem novos
conhecimentos e novas experiências ao conhecer a ampla área da geografia.
Acredito que o Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência gera um
grande impacto aos alunos contemplados, pois é um grande desafio participar
para adquirir novos conhecimentos e saber como é a realidade dentro das salas
de aula nas escolas de ensino fundamental e básico, o qual será meu futuro
local de trabalho. Sinto-me privilegiada ao ter a oportunidade de participar deste
projeto, espero conseguir superar todos os obstáculos para que consiga me
enriquecer de conhecimentos e experiências. Ao pensar em educação de qualidade
devemos refletir sobre o processo de formação de professores que está em
constante transformação, principalmente pelos avanços tecnológicos e as novas
exigências da sociedade, fazendo-se necessário a formação de educadores
capacitados para atuarem no ambiente âmbito escolar, o que é um dos desafios
mais fortes presentes em nosso país. Sendo bolsista e participante do projeto
PIBID tenho aspirações de ser futura professora, ser exemplo ou inspiração para
novos sonhadores, podendo buscar e oferecer uma diversidade de melhorias para
as salas de aula, tendo em vista, levar aulas divertidas para motivar a
participação cativando a atenção dos alunos para que seus interesses sejam
realmente aprender a aprender, auxiliando o professor na formação do sujeito e
na construção de seus valores.
Palavras Chave: Conhecimento. Experiência. Qualificação.
EXPERIÊNCIAS
ADQUIRIDAS NO PIBID
Adelino Alves Pimenta Neto
(Bolsista PIBID/Geografia)
Débora Aparecida França da Silva
(Bolsista PIBID/Geografia)
Lilian Pereira Rezende
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)
RESUMO
Nesse resumo venho expressar minha experiência em fazer parte do PIBID
(Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e como é bom
poder passar nossos conhecimentos aos alunos da escola. Nossa experiência de
fazermos parte do PIBID está sendo de muita ajuda. Da seleção até o momento em
que fomos ao colégio foi uma experiência nova, pois, ao irmos à escola e podermos
ver que somos capazes de transferir os conhecimentos adquiridos na vida
acadêmica é muito gratificante, pois vemos que do mesmo modo que aprendemos com
professores excelentes, podemos nos tornarmos bons professores no futuro. Ao
fazermos parte do PIBID nos foram abertas várias portas para mostrarmos nossos
conhecimentos, fizemos parte do último encontro de licenciaturas do sudoeste
goiano e apresentamos um trabalho (BANNER) o que com isso nos fez aprimorar e
nos encorajar a apresentar nossos trabalhos para o público, assim foi também
quando participamos de nossa primeira aula no colégio, vimos e aprendemos como
nos portar e como chamar a atenção dos alunos para o conteúdo e para a matéria.
Vimos que para darmos uma boa aula não precisamos ficar apenas no livro
didático e sim fazermos experiências praticando diferentes metodologias (data
show, quebra-cabeça, entre outros) o que com isso chama-se mais a atenção dos
alunos e eles tem mais vontade e desejo de aprender. É através de reuniões
semanais com a nossa coordenadora de área, com a supervisora e com os alunos
que temos por objetivo principal de desenvolver novas técnicas e métodos para a
formação docente na universidade.
Palavras
chave:
Conhecimentos. Metodologias. Formação.
PIBID EM GEOGRAFIA NO ENSINO
FUNDAMENTAL
Débora Aparecida França da Silva
(Bolsista PIBID/Geografia)
Adelino Alves Pimenta Neto
(Bolsista PIBID/Geografia)
Lilian Pereira Rezende
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)
RESUMO
Durante o período que estivemos presentes nas salas de
aulas da escola parceira podemos adquirir muitos conhecimentos e experiências sobre
a docência, a forma como devemos repassar os conteúdos de geografia, como os
materiais didáticos elaborados por nós podem ser utilizados na sala de aula
para repassar conteúdos e conhecimentos para os alunos, enfim vários conceitos.
Em nas nossas reuniões que ocorrem na Universidade com a professora
coordenadora de área do PIBID podemos tiramos nossas dúvidas, discutimos
assuntos observados na sala de aula e avaliarmos os pontos positivos e
negativos, sempre nos comunicamos expressando nossas opiniões para todos os
alunos do PIBID, mesmo fora do horário de reuniões mantemos sempre uns aos
outros informados de tudo que precisamos fazer na próxima aula. O PIBID até
agora me mostrou o quanto é contagiante poder levar o conhecimento aos alunos
do ensino fundamental, ver a felicidade deles com a nossa presença desde o dia
que apresentamos nossa primeira aula foi muito contagiante para todos, tantos
para nós Pibidianos quanto para os alunos da escola parceira, pois os mesmo
demonstraram a felicidade de ter uma aula diferente com apresentação de vídeos e
amostra de vários tipos de rochas, no fim da aula souberam responder as atividades
que elaboramos para eles. Com tudo isso, tive um excelente aprendizado na busca
de conquistar meus objetivos de me tornar um excelente profissional na área da educação
e podendo levar tudo que eu aprendi e tenho a aprender para os alunos que irei trabalhar
com eles daqui para frente.
Palavras-chave: PIBID. Ensino. Docência.
PIBID FORMAÇÃO DOCENTE
Lilian Pereira Rezende
(Bolsista PIBID/Geografia)
Adelino Alves Pimenta Neto
(Bolsista PIBID/Geografia)
Débora Aparecida França da Silva
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)
RESUMO
Ser participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
- PIBID é uma oportunidade de participarmos de um programa do governo federal
que a universidade desempenha com enorme responsabilidade, pois, trata-se de um
acadêmico leigo que ao ser selecionado e recebido por uma equipe de trabalho
composta por professoras muito bem preparadas, que nos encontros semanais nos dão
estabilidade mostrando o caminho e nos fazendo refletir e deixando com mais
vontade de participar, pois é um conhecimento transferido com sabedoria objetividade,
segurança, correção e disponibilidade. Ser alunos da Professora Fátima Sueli é participar
de uma linha de aprendizagem correta, pois não se trata só de uma ciência física,
pois em meio as aulas são mostradas as ciências humanas, nos mostrando um mundo
tão vasto e longo que sentimos vontade em aprender mais. Trabalho em equipe é
uma questão formal e muito trabalhada por ela nas reuniões, o trabalho de
equipe nos mostra que é difícil estar sozinho ao aprendermos a resistência e a
estabilidade que a equipe produz. Com uma visão mais ampla do programa e vivendo
as crises que ele vem passando, mas permanecendo em andamento as bolsas
poderiam ser mentidas por um período mais longo em função da segurança que
oferece na formação à docência, nos transformando em profissionais mais bem
preparado e interessado na transferência de conhecimento. Hoje somos alunas do
programa e nos sentimos muito honradas porque o PIBID nos deu uma linha de
pensamento com muita segurança no que devo ou não fazer. Em meio à crise que o
país passa as políticas públicas deve ser muito coerentes aos programas educacionais,
trabalhando para que não sejam banidos.
Palavras-chave: PIBID. Formação. Docente.
PIBID, OPORTUNIDADE ÚNICA
VOLTADA À DOCÊNCIA
Karine Aparecida de Araújo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Fillipe Mendes de Araújo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Ana Carolina Dias De Melo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)
RESUMO
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
promove a inserção dos estudantes nas escolas públicas, ocasionando tal
estimulo desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam
atividades didáticas e metodológicas, sob orientação de um docente do curso de licenciatura
e de um professor da escola parceira. Desse modo adquirindo conhecimentos ao
longo deste programa e buscamos melhorar as diversas metodológicas de ensino e
incentivar os alunos a buscarem novos conhecimentos, voltados para o ensino da
geografia. Acreditamos que o Programa Institucional de Bolsa de iniciação à
Docência produz um grande impacto no aluno contemplado com a bolsa, gerando
grandes desafios para adquirir novos conhecimentos e saber como é a realidade
dentro das salas de aula onde será meu futuro local de trabalho. Sinto-me
privilegiada ao ter a oportunidade de participar deste projeto, esperando
conseguir superar todos os obstáculos para conseguir enriquecer de
conhecimentos. Ao pensar em educação de qualidade, refletirmos sobre a formação
de professores que está em constante transformação sob os avanços tecnológicos e
da sociedade, faz-se necessária a formação de educadores capacitados para
atuarem em âmbito escolar, sendo este um dos desafios mais presentes em nosso
país. Como bolsista participante deste projeto tenho aspirações de ser futura
professora e ser exemplo para outros que como sonham com esta realização.
Podendo buscar na diversidade as melhorias necessárias para as salas de aula, tendo
em vista levar criatividade às aulas cativando a atenção dos alunos, para que tenham
realmente interesse em aprender auxiliando os professores na construção de seus
valores.
Palavras chaves: Formação. Desafio. Conhecimentos.
PIBID, UMA MELHOR
VISÃO SOBRE DOCÊNCIA
Fillipe Mendes de Araújo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Ana Carolina Dias De Melo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Karine Aparecida de Araújo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)
RESUMO
Como aluno de um curso voltado à docência, acredito que o Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID só vem a acrescentar
conhecimentos e experiências aos desafio que me aguardam após a graduação,
promovendo uma maior interação no período acadêmico com a sala de aula nosso
futuro local de trabalho, onde tudo que aprendemos durante anos será colocado
em prática. Nesse mesmo sentido, colocamos à prova a carreira almejada quando realmente
suprimos as expectativas como profissional educador, além de propiciar um
contato direto com o ambiente escolar, conhecendo a maneira como se organiza,
suas carências e metodologias de ensino, buscaremos melhorias caso seja necessário
para desenvolver novas meios de aplicação dos conteúdos propostos para uma
melhor aprendizagem. Ser educador hoje não é uma tarefa fácil, sabendo que a
visão de mundo e de saberes mudaram bastante nas últimas décadas, entretanto
tudo que se faz com amor se torna gratificante com a superação de cada
obstáculo. Participar do PIBID é uma oportunidade ímpar para quem busca
qualificar-se para tornarem-se bons educadores, para fazerem o que lhe é de
responsabilidade, como passar o conhecimento a diante e garantir aos alunos
melhores condições para a vida, os preparando para seus próprios desafios
durante esta jornada. Como participante do projeto em questão nos sentimos
privilegiados, pois não é sempre que oportunidades como esta surgem para
propiciam tantos conhecimentos práticos e preparação para o que vem por ai. A
vida é repleta de desafios e saber supera-los é o que dá sentido à esta.
Palavras-chave: Conhecimento. Desafio. Educador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário