quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Reuniões na UEG e Escola Parceira; Elaboração da Apresentação Oral (Evento de História)



























"PIBID: relatos de experiências", durante a XVIII Semana de História / II Congresso Regional de História da UEG - câmpus Quirinópolis

O PIBID/Geografia/Quirinópolis recebeu convite para estar participando do "PIBID: relatos de experiências",  durante a XVIII Semana de História / II Congresso Regional de História da UEG - câmpus Quirinópolis, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de agosto de 2016. Aceitamos o convite e  elaboramos no mes de julho os resumos a serem submetidos. Enviamos os trabalhos e foram aceitos seis RESUMOS para serem apresentados sob a forma de Comunicação Oral. Segue o convite e os resumos aceitos.

PIBID: relatos de experiências

Coordenadores:  Prof. Dr. Daniel Precioso (UEG-Quirinópolis); Prof.ª Ms.ª Flávia
Rosa de Moraes Silva (UEG-Quirinópolis)
   
Resumo: Este ST tem por objetivo promover um espaço de discussão das experiências
dos acadêmicos (bolsistas CAPES) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID). Serão bem-vindas propostas de comunicações que tratem de
aspectos relativos às atividades desenvolvidas nas escolas-sedes, tais como: a relação
entre teoria e prática, os aparatos metodológicos, as práticas de ensino, os recursos
didáticos, as relações de ensino-aprendizagem e etc. Por meio do ST, procurar-se-á
ofertar à comunidade acadêmica um panorama das atividades desenvolvidas junto aos
subprojetos do PIBID nas IES goianas.


Palavras-chave: PIBID; relato de experiências 


PIBID, OPORTUNIDADE ÚNICA VOLTADA À DOCÊNCIA

Ana Carolina Dias De Melo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Fillipe Mendes de Araújo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Karine Aparecida de Araujo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)

RESUMO
O projeto PIBID promove a inserção de estudantes de licenciaturas nas escolas públicas ocasionando estímulos desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didáticas e metodológica sob orientação de um docente da licenciatura como coordenador de área e de um professor supervisor da escola parceira. Desse modo adquirimos conhecimentos ao longo de todo período de nossa participação, buscando conhecer melhorar as diversidades metodológicas de ensino e incentivar os alunos a buscarem novos conhecimentos e novas experiências ao conhecer a ampla área da geografia. Acredito que o Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência gera um grande impacto aos alunos contemplados, pois é um grande desafio participar para adquirir novos conhecimentos e saber como é a realidade dentro das salas de aula nas escolas de ensino fundamental e básico, o qual será meu futuro local de trabalho. Sinto-me privilegiada ao ter a oportunidade de participar deste projeto, espero conseguir superar todos os obstáculos para que consiga me enriquecer de conhecimentos e experiências. Ao pensar em educação de qualidade devemos refletir sobre o processo de formação de professores que está em constante transformação, principalmente pelos avanços tecnológicos e as novas exigências da sociedade, fazendo-se necessário a formação de educadores capacitados para atuarem no ambiente âmbito escolar, o que é um dos desafios mais fortes presentes em nosso país. Sendo bolsista e participante do projeto PIBID tenho aspirações de ser futura professora, ser exemplo ou inspiração para novos sonhadores, podendo buscar e oferecer uma diversidade de melhorias para as salas de aula, tendo em vista, levar aulas divertidas para motivar a participação cativando a atenção dos alunos para que seus interesses sejam realmente aprender a aprender, auxiliando o professor na formação do sujeito e na construção de seus valores.
Palavras Chave: Conhecimento. Experiência. Qualificação.






EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO PIBID

Adelino Alves Pimenta Neto
(Bolsista PIBID/Geografia)
Débora Aparecida França da Silva
(Bolsista PIBID/Geografia)
Lilian Pereira Rezende
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)

RESUMO

Nesse resumo venho expressar minha experiência em fazer parte do PIBID (Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e como é bom poder passar nossos conhecimentos aos alunos da escola. Nossa experiência de fazermos parte do PIBID está sendo de muita ajuda. Da seleção até o momento em que fomos ao colégio foi uma experiência nova, pois, ao irmos à escola e podermos ver que somos capazes de transferir os conhecimentos adquiridos na vida acadêmica é muito gratificante, pois vemos que do mesmo modo que aprendemos com professores excelentes, podemos nos tornarmos bons professores no futuro. Ao fazermos parte do PIBID nos foram abertas várias portas para mostrarmos nossos conhecimentos, fizemos parte do último encontro de licenciaturas do sudoeste goiano e apresentamos um trabalho (BANNER) o que com isso nos fez aprimorar e nos encorajar a apresentar nossos trabalhos para o público, assim foi também quando participamos de nossa primeira aula no colégio, vimos e aprendemos como nos portar e como chamar a atenção dos alunos para o conteúdo e para a matéria. Vimos que para darmos uma boa aula não precisamos ficar apenas no livro didático e sim fazermos experiências praticando diferentes metodologias (data show, quebra-cabeça, entre outros) o que com isso chama-se mais a atenção dos alunos e eles tem mais vontade e desejo de aprender. É através de reuniões semanais com a nossa coordenadora de área, com a supervisora e com os alunos que temos por objetivo principal de desenvolver novas técnicas e métodos para a formação docente na universidade.

Palavras chave: Conhecimentos. Metodologias. Formação.




PIBID EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Débora Aparecida França da Silva
(Bolsista PIBID/Geografia)
Adelino Alves Pimenta Neto
(Bolsista PIBID/Geografia)
Lilian Pereira Rezende
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)

RESUMO
Durante o período que estivemos presentes nas salas de aulas da escola parceira podemos adquirir muitos conhecimentos e experiências sobre a docência, a forma como devemos repassar os conteúdos de geografia, como os materiais didáticos elaborados por nós podem ser utilizados na sala de aula para repassar conteúdos e conhecimentos para os alunos, enfim vários conceitos. Em nas nossas reuniões que ocorrem na Universidade com a professora coordenadora de área do PIBID podemos tiramos nossas dúvidas, discutimos assuntos observados na sala de aula e avaliarmos os pontos positivos e negativos, sempre nos comunicamos expressando nossas opiniões para todos os alunos do PIBID, mesmo fora do horário de reuniões mantemos sempre uns aos outros informados de tudo que precisamos fazer na próxima aula. O PIBID até agora me mostrou o quanto é contagiante poder levar o conhecimento aos alunos do ensino fundamental, ver a felicidade deles com a nossa presença desde o dia que apresentamos nossa primeira aula foi muito contagiante para todos, tantos para nós Pibidianos quanto para os alunos da escola parceira, pois os mesmo demonstraram a felicidade de ter uma aula diferente com apresentação de vídeos e amostra de vários tipos de rochas, no fim da aula souberam responder as atividades que elaboramos para eles. Com tudo isso, tive um excelente aprendizado na busca de conquistar meus objetivos de me tornar um excelente profissional na área da educação e podendo levar tudo que eu aprendi e tenho a aprender para os alunos que irei trabalhar com eles daqui para frente.   
Palavras-chave: PIBID. Ensino. Docência.






PIBID FORMAÇÃO DOCENTE

Lilian Pereira Rezende
(Bolsista PIBID/Geografia)
Adelino Alves Pimenta Neto
(Bolsista PIBID/Geografia)
Débora Aparecida França da Silva
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)

RESUMO
Ser participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID é uma oportunidade de participarmos de um programa do governo federal que a universidade desempenha com enorme responsabilidade, pois, trata-se de um acadêmico leigo que ao ser selecionado e recebido por uma equipe de trabalho composta por professoras muito bem preparadas, que nos encontros semanais nos dão estabilidade mostrando o caminho e nos fazendo refletir e deixando com mais vontade de participar, pois é um conhecimento transferido com sabedoria objetividade, segurança, correção e disponibilidade. Ser alunos da Professora Fátima Sueli é participar de uma linha de aprendizagem correta, pois não se trata só de uma ciência física, pois em meio as aulas são mostradas as ciências humanas, nos mostrando um mundo tão vasto e longo que sentimos vontade em aprender mais. Trabalho em equipe é uma questão formal e muito trabalhada por ela nas reuniões, o trabalho de equipe nos mostra que é difícil estar sozinho ao aprendermos a resistência e a estabilidade que a equipe produz. Com uma visão mais ampla do programa e vivendo as crises que ele vem passando, mas permanecendo em andamento as bolsas poderiam ser mentidas por um período mais longo em função da segurança que oferece na formação à docência, nos transformando em profissionais mais bem preparado e interessado na transferência de conhecimento. Hoje somos alunas do programa e nos sentimos muito honradas porque o PIBID nos deu uma linha de pensamento com muita segurança no que devo ou não fazer. Em meio à crise que o país passa as políticas públicas deve ser muito coerentes aos programas educacionais, trabalhando para que não sejam banidos.

Palavras-chave: PIBID. Formação. Docente.




PIBID, OPORTUNIDADE ÚNICA VOLTADA À DOCÊNCIA

Karine Aparecida de Araújo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Fillipe Mendes de Araújo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Ana Carolina Dias De Melo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)

RESUMO
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID promove a inserção dos estudantes nas escolas públicas, ocasionando tal estimulo desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didáticas e metodológicas, sob orientação de um docente do curso de licenciatura e de um professor da escola parceira. Desse modo adquirindo conhecimentos ao longo deste programa e buscamos melhorar as diversas metodológicas de ensino e incentivar os alunos a buscarem novos conhecimentos, voltados para o ensino da geografia. Acreditamos que o Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência produz um grande impacto no aluno contemplado com a bolsa, gerando grandes desafios para adquirir novos conhecimentos e saber como é a realidade dentro das salas de aula onde será meu futuro local de trabalho. Sinto-me privilegiada ao ter a oportunidade de participar deste projeto, esperando conseguir superar todos os obstáculos para conseguir enriquecer de conhecimentos. Ao pensar em educação de qualidade, refletirmos sobre a formação de professores que está em constante transformação sob os avanços tecnológicos e da sociedade, faz-se necessária a formação de educadores capacitados para atuarem em âmbito escolar, sendo este um dos desafios mais presentes em nosso país. Como bolsista participante deste projeto tenho aspirações de ser futura professora e ser exemplo para outros que como sonham com esta realização. Podendo buscar na diversidade as melhorias necessárias para as salas de aula, tendo em vista levar criatividade às aulas cativando a atenção dos alunos, para que tenham realmente interesse em aprender auxiliando os professores na construção de seus valores.

Palavras chaves: Formação. Desafio. Conhecimentos.





PIBID, UMA MELHOR VISÃO SOBRE DOCÊNCIA

Fillipe Mendes de Araújo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Ana Carolina Dias De Melo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Karine Aparecida de Araújo
(Bolsista PIBID/Geografia)
Profª. Dra. Fátima Sueli Marcon dos Santos
(Coordenadora de área PIBID/Geografia)

RESUMO

Como aluno de um curso voltado à docência, acredito que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID só vem a acrescentar conhecimentos e experiências aos desafio que me aguardam após a graduação, promovendo uma maior interação no período acadêmico com a sala de aula nosso futuro local de trabalho, onde tudo que aprendemos durante anos será colocado em prática. Nesse mesmo sentido, colocamos à prova a carreira almejada quando realmente suprimos as expectativas como profissional educador, além de propiciar um contato direto com o ambiente escolar, conhecendo a maneira como se organiza, suas carências e metodologias de ensino, buscaremos melhorias caso seja necessário para desenvolver novas meios de aplicação dos conteúdos propostos para uma melhor aprendizagem. Ser educador hoje não é uma tarefa fácil, sabendo que a visão de mundo e de saberes mudaram bastante nas últimas décadas, entretanto tudo que se faz com amor se torna gratificante com a superação de cada obstáculo. Participar do PIBID é uma oportunidade ímpar para quem busca qualificar-se para tornarem-se bons educadores, para fazerem o que lhe é de responsabilidade, como passar o conhecimento a diante e garantir aos alunos melhores condições para a vida, os preparando para seus próprios desafios durante esta jornada. Como participante do projeto em questão nos sentimos privilegiados, pois não é sempre que oportunidades como esta surgem para propiciam tantos conhecimentos práticos e preparação para o que vem por ai. A vida é repleta de desafios e saber supera-los é o que dá sentido à esta.

Palavras-chave: Conhecimento. Desafio. Educador.