O PIBID/Geografia participou com envio de RESUMO e Artigo completo Intitulado PIBID/GEOGRAFIA/QUIRINÓPOLIS, ATUAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL LAURO JACINTHO DA SILVA no Eixo Temático: Ensino e Educação no/do Campo; do XI SIMGEO: Simpósio de Geografia Vale do Paranaíba, com o tema: Movimentos Sociais no Campo: Trajetórias Históricas e Configurações a Territoriais Contemporâneas, realizado entre os dias 28 a 31 de maio de 2015.
PIBID/GEOGRAFIA/QUIRINÓPOLIS,
ATUAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL LAURO JACINTHO DA SILVA
Brenner Martins Alves¹
Gessica Santos Ferreira¹
Hudson Alves Pereira da Silva¹
Kamylla Rodrigues de Jesus¹
Marcelo de Paula
Santos¹
Simone Silva
Nascimento¹
Jovanyr Ribeiro da Silva2
Fátima Sueli Marcon dos Santos3
RESUMO
Propomos expor e
discutir os trabalhos realizados pelo PIBID-Geografia Campus Quirinópolis no
ano de 2014, coordenado pela Profª Fátima Sueli Marcon dos Santos, e
supervisionado pela ProfªJovanyr Ribeiro da Silva e executado no Colégio
Estadual Lauro Jacintho pelos alunos bolsistas Brenner Martins Alves, Géssica
Santos Ferreira, Hudson Alves Pereira da Silva, Kamylla Rodrigues de Jesus,
Marcelo de Paula Santos e Simone Silva Nascimento.Antes de realizar quaisquer
tipos de atividade programada pelo PIBID, realiza-se reuniões de planejamento
entre a Coordenadora e os bolsistas, com o objetivo de discutir as melhores
estratégias e metodologias a serem trabalhadas ou ajustadas a cada atividade.
No ano de 2014, teve início a execução do PIBID no curso de Geografia, trazendo
para o curso a oportunidade de elevar não só o conhecimento e prática dos
alunos, como elevar o potencial do curso, pois esse projeto valoriza a formação
docente. Para que essa formação seja constituída é necessário a participação
integral em uma escola parceira, como o Colégio Estadual Lauro Jacintho tem
oportunizado, onde foram realizados durante o ano de 2014 vários projetos de
intervenção educacional, primeiramente o objetivo era motivar e atrair a
atenção dos alunos que se encontravam “desatenciosos”, apáticos e sem
motivação. Com o objetivo de superar aquela realidade em que se encontrava os
alunos do colégio, outros projetos foram desenvolvidos, como palestras, feiras
de culminância em Geografia, trabalhos de campo, etc. Não sendo a escola campo
um simples laboratório, ela é um complemento capaz de mostrar a realidade
vivida, que sempre é muito diferente da realidade vista em teorias da educação.
Nenhuma escola é perfeita, ou seja, todas apresentam problemas funcionais na
estrutura física ou pedagógica, mas é papel do professor saber lidar com esses
imprevistos, e contornar tais situações, pois a educação deve ser feita a
partir de projetos que atendam a necessidade dos alunos, para o que ele precisa
saber, e fazer isso se tornar útil em sua vida.
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Projeto, Atuação,
Profissional, Institucional.




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