domingo, 21 de junho de 2015

SIMGEO - Comunicação Oral

O PIBID/Geografia participou com envio de RESUMO e Artigo completo Intitulado PIBID/GEOGRAFIA/QUIRINÓPOLIS, ATUAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL LAURO JACINTHO DA SILVA no Eixo Temático: Ensino e Educação no/do Campo; do XI SIMGEO: Simpósio de Geografia Vale do Paranaíba, com o tema: Movimentos Sociais no Campo: Trajetórias Históricas e Configurações a Territoriais Contemporâneas, realizado entre os dias 28 a 31 de maio de 2015. 


PIBID/GEOGRAFIA/QUIRINÓPOLIS, ATUAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL LAURO JACINTHO DA SILVA
Brenner Martins Alves¹
Gessica Santos Ferreira¹
Hudson Alves Pereira da Silva¹
Kamylla Rodrigues de Jesus¹
 Marcelo de Paula Santos¹
 Simone Silva Nascimento¹
Jovanyr Ribeiro da Silva2
Fátima Sueli Marcon dos Santos3

RESUMO
Propomos expor e discutir os trabalhos realizados pelo PIBID-Geografia Campus Quirinópolis no ano de 2014, coordenado pela Profª Fátima Sueli Marcon dos Santos, e supervisionado pela ProfªJovanyr Ribeiro da Silva e executado no Colégio Estadual Lauro Jacintho pelos alunos bolsistas Brenner Martins Alves, Géssica Santos Ferreira, Hudson Alves Pereira da Silva, Kamylla Rodrigues de Jesus, Marcelo de Paula Santos e Simone Silva Nascimento.Antes de realizar quaisquer tipos de atividade programada pelo PIBID, realiza-se reuniões de planejamento entre a Coordenadora e os bolsistas, com o objetivo de discutir as melhores estratégias e metodologias a serem trabalhadas ou ajustadas a cada atividade. No ano de 2014, teve início a execução do PIBID no curso de Geografia, trazendo para o curso a oportunidade de elevar não só o conhecimento e prática dos alunos, como elevar o potencial do curso, pois esse projeto valoriza a formação docente. Para que essa formação seja constituída é necessário a participação integral em uma escola parceira, como o Colégio Estadual Lauro Jacintho tem oportunizado, onde foram realizados durante o ano de 2014 vários projetos de intervenção educacional, primeiramente o objetivo era motivar e atrair a atenção dos alunos que se encontravam “desatenciosos”, apáticos e sem motivação. Com o objetivo de superar aquela realidade em que se encontrava os alunos do colégio, outros projetos foram desenvolvidos, como palestras, feiras de culminância em Geografia, trabalhos de campo, etc. Não sendo a escola campo um simples laboratório, ela é um complemento capaz de mostrar a realidade vivida, que sempre é muito diferente da realidade vista em teorias da educação. Nenhuma escola é perfeita, ou seja, todas apresentam problemas funcionais na estrutura física ou pedagógica, mas é papel do professor saber lidar com esses imprevistos, e contornar tais situações, pois a educação deve ser feita a partir de projetos que atendam a necessidade dos alunos, para o que ele precisa saber, e fazer isso se tornar útil em sua vida.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Projeto, Atuação, Profissional, Institucional.




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